O Hangouts é um aplicativo de chat com webcam do Google+. O que o aplicativo faz é usar essa interface já existente para suportar, com as devidas alterações, um jogo narrativo que envolva rolar dados e visualizar mapas do cenário. O Tabletop suporta sistemas como o D&D (Devir Editora no Brasil, e Wizards of The Coast), Shadowrun (Ediouro no Brasil e RPGA), Mundo das Trevas (White Wolf), Savage Worlds (Pinnacle Entertainment Group), FATE e Hackmaster (Kenzer & Company).
Além do chat por áudio e vídeo, o aplicativo também conta com um rolador de dados, com todos os tipos possíveis e ainda os que o mestre quiser customizar. E ainda os dados únicos de cada jogo suportado. O DM também vai ter à sua disposição macros para dados.
Outra coisa nova e interessante trazida para a rede social do Google para os jogadores de RPG é a utilização de mapas de cenário para os jogos. O mapa nativo do programa já conta com diversas ferramentas, como a gride, para posicionar as miniaturas, que no caso do Tabletop pode ser o seu próprio avatar. E se você não quiser uma imagem ou preferir improvisar, há uma ferramenta de desenho básica para criação de mapas.
Para o mestre, além dos dados customizáveis e mapas, ainda tem como criar NPC’s e salvar definições, como o gold conseguido na aventura. De todos os modos de se jogar RPG online, o Tabletop Forge pararece ser o mais promissor, pois fornece praticamente tudo que os upadores precisam.
Além do Tabletop existem outros modos de se jogar online, como o Taulukko, que se joga direto do navegador e o RPG2ic, do portal RPG Online, com seu software próprio para se jogar na rede, com fichas de personagens, chat do grupo, chat da aventura e muito mais coisa. Então, não tem mais desculpa para não jogar, é só se preparar e caçar algum Beholder nas dungeons da internet!